O Piauí conta com mais de 2.500 alunos matriculados na modalidade de ensino a distância nos cursos oferecidos pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do Núcleo de Ensino a Distância (Nead), distribuídos em 24 polos localizados de Norte a Sul do Estado. Em 2013, esse número deve aumentar em 35%.
"Nossa meta é, com estas novas 750 vagas, expandir a oferta de cursos para outros municípios e reofertar nos que já contam com polos da modalidade a distância, incluindo cursos de graduação e pós-graduação", disse a diretora-geral do Nead/Uespi, Márcia Percília Parente.
Para a pós-graduação, o Nead almeja ofertar quatro novos cursos nas áreas de Filosofia, Sociologia, Ciências e Matemática. "Estes pós já foram aprovadas junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e deve contemplar cerca de 800 alunos", pontuou a diretora.
Atualmente, o Núcleo oferece seis cursos de graduação, Licenciatura Plena em Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol, Ciências Biológicas, Pedagogia e Bacharelado em Administração Pública. Em nível de pós-graduação, o Nead conta com os cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde.
"Dentre esses cursos os mais procurados são as licenciaturas em Letras, que vêm atendendo a educação básica em cada localidade. Letras Espanhol é o mais procurado, porque, além de ser uma carência do mercado, é ofertado apenas pela Uespi, tanto presencial quanto a distância", enfatizou Márcia Percília.
Além de visitas aos polos de educação a distância, o Nead investe na capacitação dos colaboradores através de treinamentos, especialmente na área de tecnologia. "Nos dias 5 e 6 do próximo mês, estaremos com um profissional da Capes treinando os coordenadores de curso, de polo, os colaboradores do Núcleo de Processamento de Dados e da Comunicação. Esta é uma forma de sempre atualizarmos a equipe e melhorar nosso trabalho", destacou a diretora.
Fonte: Portal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário