quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Produtores de mel do Piauí recebem prêmio de reconhecimento nacional


Trabalhar em condições de vulnerabilidade por causa da estiagem é uma tarefa complicada para quem lida com o campo ou com a matéria prima que vem da natureza menos para os 1.500 produtores de mel da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro(Casa Apis), sediada em Picos. Eles conseguiram vencer as dificuldades climáticas e conseguiram o sucesso e reconhecimento pelo seu trabalho.
Um jornal de veiculação nacional citou os produtores piauienses e a premiação dada a eles pelo Banco do Brasil através do projeto “Valores do Brasil” em solenidade realizada na última terça (27), em Brasília. O Prêmio Valores do Brasil está em sua terceira edição e premiou as 20 iniciativas de promoção de desenvolvimento regional de todas as regiões do país.
Os criadores de abelha conseguiram produzir mais de 150 toneladas de mel neste ano e foram responsáveis em colocar o Piauí no patamar de grande exportador  de mel do Brasil. Outro reconhecimento é da qualidade do mel produzido no Piauí, diferente de grande parte do país por causa do tipo de árvore e vegetação.
Mesmo com todo o empenho a produção ficou bem abaixo das 705 toneladas de mel coletadas no ano passado, quando as chuvas garantiram boa florada na área de influência da Casa Apis, que abrange 60 municípios piauienses, e possibilitaram exportações de 690 toneladas de mel em 2011 e 2012.
Para o presidente da Casa Apis, Antônio Leopoldino Dantas Filho, o Sitonho, o prêmio representa um estímulo para os produtores de mel da região. “O prêmio nos estimula muito porque é o reconhecimento do trabalho a favor da própria comunidade e dá mais visibilidade ao empreendimento”, disse.
Na última visita a casa Apis o governador Wilson Martins ressaltou o trabalho dos produtores e reforçou o apoio do governo aos criadores de abelha. “Estamos sempre olhando de perto o trabalho dos produtores de mel do Sul do Piauí. Buscamos apoio e parcerias com o Governo Federal para as cooperativas e vamos continuar com esse trabalho. Hoje esses produtores abastecem o mercado interno e externo com o mel que é produzido em Picos, são grandes piauienses”, finalizou.
Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário