EDUCAÇÃO

REMEMORANDO A MÚSICA OEIRENSE
Além da tradição literária, Oeiras se impôs como terra de músicos. Ter gosto musical era sinal de requinte, civilidade e destaque social. A música estava sempre presente nas festividades cívicas, religiosas e familiares como bem relata a escritora oeirense Amada Campos, em seu livro HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM OEIRAS. Segundo ela, no início do século passado, a sociedade oeirense encontrava na música os raros momentos de lazer e intercâmbio cultural. 
Desta feita, com o intuito de rememorar as origens da música em nossa cidade, fazendo assim um resgate cultural das nossas raízes musicais é que a Sociedade Educacional Paulo Freire, através de uma pesquisa etnográfica realizada pelos alunos do 6º ano, iniciou seus estudos pesquisando sobre a Banda Santa Cecília e os Bandolins de Oeiras.
Os alunos estão encantados com as descobertas feitas a cada entrevista, como a realizada com o senhor Joaquim Coupeiro de 94 anos, que foi membro da Banda Santa Cecília.
 “A música cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total”, ressalta Maria Cidiléia, professora de Educação Musical da escola e orientadora do estudo.
 

Fonte: www.paulofreireoeiras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário