O Piauí registrou em 2013 o pior mês de janeiro da história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revela que no período foi registrado saldo negativo de 1.028 demissões.
O número representa redução de 0,38% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior (dezembro 2012). O resultado foi proveniente do desempenho negativo do emprego dos setores do Comércio (-422 postos), Serviços (-332 postos) e Agropecuária (-272 postos).
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, no acumulado dos últimos doze meses, o montante de empregos gerados atingiu 9.204 postos de trabalho, correspondendo a um aumento de 3,56%.
A série histórica do Caged foi iniciada no ano de 2013. O saldo é calculado subtraindo do número total de contratados, segundo as regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a totalidade de desligamentos homologados pelo Ministério em cada Estado.
No período, apenas os setores da construção civil (com 30 contratações) e a administração pública (com 9 admissões) apresentaram saldo positivo. O pior resultado anterior do Piauí foi no ano de 2009 quando foi registrado saldo negativo de 601 demissões em janeiro.
Fonte: Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário