quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ligação de celular refeita em até 2 min não será mais cobrada


A nova regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a tarifação para chamadas de telefonia móvel interrompidas passaram a vigorar nesta quarta-feira, informou a autarquia.
Assim, se uma ligação móvel for interrompida por qualquer motivo, o usuário terá dois minutos para realizar outra chamada para o mesmo número, que será considerada parte da primeira, portanto, sem efeito de tarifação extra.
"No caso de quem paga a ligação por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas", explicou a Anatel em seu website.
"No caso de quem paga por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança e não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes", complementou.
Essa regra vale apenas para chamadas feitas por celulares, tanto para números móveis quanto para fixos, sem limite para chamadas sucessivas.
A regra foi aprovada pela Anatel no fim de novembro.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Janeiro no Piauí tem maior número de demissões da série histórica


O Piauí registrou em 2013 o pior mês de janeiro da história do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revela que no período foi registrado saldo negativo de 1.028 demissões.

O número representa redução de 0,38% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior (dezembro 2012). O resultado foi proveniente do desempenho negativo do emprego dos setores do Comércio (-422 postos), Serviços (-332 postos) e Agropecuária (-272 postos).

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, no acumulado dos últimos doze meses, o montante de empregos gerados atingiu 9.204 postos de trabalho, correspondendo a um aumento de 3,56%.

A série histórica do Caged foi iniciada no ano de 2013. O saldo é calculado subtraindo do número total de contratados, segundo as regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a totalidade de desligamentos homologados pelo Ministério em cada Estado.

No período, apenas os setores da construção civil (com 30 contratações) e a administração pública (com 9 admissões) apresentaram saldo positivo. O pior resultado anterior do Piauí foi no ano de 2009 quando foi registrado saldo negativo de 601 demissões em janeiro.

Fonte: Cidade Verde

Salve Jorge - Alienação parental: Uma maneira de lesar os filhos e causar transtornos

Além de causar transtornos psicológicos nos próprios filhos, um genitor que coloca um filho contra o outro está sujeito a processos judiciais


Existem muitas formas de prejudicar o desenvolvimento saudável de uma criança. E a alienação parental é uma das mais cruéis. Difamar o pai ou a mãe dos filhos ou tentar afastar as crianças de um dos seus genitores pode contribuir, inclusive, para o surgimento de transtornos psicológicos irreversíveis.
Mais do que isso, um genitor que coloca os filhos contra o outro está sujeito a sofrer processos judiciais. Uma lei sancionada em agosto de 2010 define o que é alienação parental e as punições para quem pratica esse tipo de crime.
Elas vão desde o encaminhamento para tratamento, podendo chegar à suspensão ou inversão da guarda, passando pelo pagamento de multa estipulada pelo juiz.
Segundo a juíza da Vara da Infância e da Adolescência, Maria Luíza de Freitas, os processos envolvendo denúncia de alienação parental são frequentes no Piauí.
“Percebemos que isso acontece quando a relação terminou, mas um dos cônjuges ainda não superou o fim do casamento. Então, fica usando a criança para atingir o outro”, afirma a juíza.
Entre as medidas judiciais aplicadas pela Vara da Infância e da Adolescência está o encaminhamento das pessoas que praticam alienação parental para tratamento psicológico ou psicoterápico. As crianças vítimas dessa prática também são encaminhadas para tratamento especializado.
O indício de que as consequências da alienação parental podem ser muito graves estão descritas em um estudo realizado na Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas), em Minas Gerais, que relaciona menores infratores usuários de drogas à Síndrome da Alienação Parental.
Os adolescentes pesquisados assumem conduta inadequada e agressividade, comprovada pelos atos infracionais como homicídio e tentativa de homicídio, além da tendência para o alcoolismo e uso de outras drogas.
De acordo com o estudo, 53,3% dos jovens tinham pelo menos um sintoma da Síndrome; 26,7% da amostra possuía até dois sintomas e apenas 6,7% não apresentava nenhum indício do transtorno psicológico.
Entre os sintomas considerados para a Síndrome da Alienação Parental estão a falta de remorso do adolescente ao denegrir a imagem do genitor alienado; o conflito entre os genitores e a ausência paterna, sendo que esta ocorre em 40% dos casos, enquanto a falta de culpa ocorre em 26,66% dos casos.
FONTE: Nayara Felizardo

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Projeto para paraplégico andar de novo pode iniciar testes em humanos


O professor e pesquisador de Neurocências da Duke University Miguel Nicolelis continua otimista em relação a seu projeto Walk Again (Andar de Novo), apesar do ceticismo de colegas acadêmicos brasileiros. O projeto, que receberá recursos federais por meio do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lyly Safra (IINN-ELS), estuda as possibilidades da interação cérebro-máquina para superação de deficiências motoras. 

A meta é colocar um brasileiro paraplégico para caminhar e dar o chute inaugural da Copa do Mundo de 2014, usando uma veste robótica controlada pelo cérebro. Depois de experimentos bem-sucedidos com macacos e avanços nos registros das atividades neuronais, o consórcio internacional responsável pelo projeto se reunirá em março para anunciar as próximas etapas, que envolvem testes em humanos.

"Em 2014, bilhões de espectadores de todo o mundo vão lembrar do jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil por mais do que os gols marcados pelo time brasileiro ou pelos cartões vermelhos dados ao adversário. Nesse dia, meu laboratório na Duke University, que se especializa no desenvolvimento de tecnologias que fazem sinais elétricos do cérebro controlar membros robóticos, planeja um marco histórico na superação da paralisia", escreveu Nicolelis na Scientific American em setembro de 2012.

Os passos seriam controlados por sinais originários de seu cérebro, os quais seriam transmitidos de uma unidade do tamanho de um laptop em uma mochila que seria carregada por ele. O computador ainda traduziria sinais elétricos cerebrais, sendo que o exoesqueleto estabilizaria o peso do corpo e induziria as pernas robóticas do deficiente físico para coordenar os movimentos necessários.

Em entrevista exclusiva ao Terra, o professor Nicolelis admitiu que, apesar de significativos avanços, o projeto ainda engatinha, pois há muitos desafios pela frente. Mesmo assim, o neurocientista acredita que o marco histórico será alcançado ainda na abertura da Copa de 2014. Quanto ao ceticismo de outros profissionais da área, Nicolelis se defende dizendo que o questionamento só existe no Brasil e que o projeto tem uma complexidade enorme. “Só no Brasil se pensa que isso é ficção científica. Duas revistas, uma delas a Science, reconheceram o nosso trabalho no instituto de Natal”, disse. 

O acordo a que o pesquisador se refere diz respeito aos R$ 41 milhões em recursos através da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação em uma parceria público-privada em um convênio com a Associação Alberto Santos Dumont, segundo informações do Portal da Transparência confirmadas pelo IINN-ELS. 

O professor do Instituto de Ciência Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ricardo Gatass, é um dos críticos do projeto. Gatass afirma que nenhum pesquisador no Brasil recebe um volume tão grande de dinheiro e que o projeto Andar de Novo é mais “voltado ao espetáculo do que para a ciência”. 

Entre os avanços alcançados pelo laboratório de Nicolelis na Duke Univesity nos Estados Unidos, está o registro de atividade de quase dois mil neurônios. O professor explicou o que esse avanço representa para o projeto Andar de Novo: “Quanto mais neurônios, maior a precisão e o número de movimentos que eles podem reproduzir. Aumentamos em 10 vezes o número de neurônios registrados simultaneamente em outros laboratórios... Nossas técnicas nos permitirão dobrar a nossa marca de 1.800 nos próximos meses”.

Nicolelis ainda destacou que a importância do Andar de Novo vai muito além da Copa do Mundo e dos benefícios de curto prazo do projeto. “Isso será o começo de uma indústria neurotecnológica. Paralisia, epilepsia, milhões de pessoas serão beneficiadas. Pessoas da área de comunicação, de eletrônica. A intenção é semear a indústria no Brasil. Não é só o projeto da Copa - é o Brasil participar da criação dessa indústria de neurotecnologia. Já existem várias empresas que lidam com essa tecnologia. As grandes empresas estão abrindo e criando suas divisões, como Google, Microsoft e Texas Instruments”, ressaltou.

Por isso, o consórcio internacional responsável pela condução do projeto se reunirá em março para anunciar as próximas etapas. Por enquanto, detalhes e datas são sigilosos. Já se sabe, no entanto, que os testes com seres humanos estão previstos para “os próximos meses”, segundo Nicolelis.

Apesar do anúncio de saída de cerca de 90 pesquisadores, técnicos e alunos em julho de 2011, o diretor científico do instituto, Rômulo Fuentes, reafirma que os objetivos com relação ao projeto Andar de Novo serão cumpridos em sua totalidade. 

“A saída de alguns professores da UFRN não teve impacto algum, nem na rotina do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, nem no Projeto Andar de Novo. Nenhum desses pesquisadores estava envolvido no projeto Andar de Novo”, explicou em entrevista exclusiva ao Terra Fuentes. 

Um destes estrangeiros que participaram do projeto Andar de Novo foi o argentino Diego Laplagne, professor da Universidade Rockefeller. Ele denunciou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que existem práticas autoritárias no instituto de Nicolelis. Laplagne teria sido proibido de assistir a uma palestra do também argentino Pedro Beckingstein, que atualmente leciona na Universidade de Cambridge. 

Um dos fundadores do IINN-ELS, o neurocientista Sidarta Ribeiro, da UFRN, atualmente pesquisando os mecanismos eletrofisiológicos e moleculares da consolidação de memórias, foi um dos cientistas que deixaram o instituto. Para o Terra, ele não quis comentar a respeito dos motivos que o levaram a tomar essa decisão, mas ressaltou os benefícios de seu ingresso em outra instituição: “Estamos muito satisfeitos no Instituto do Cérebro, com plena liberdade para realizar pesquisa, ensino e extensão. As decisões são tomadas de modo colegiado e fraterno pelos docentes, visando à qualidade científica e a harmonia interpessoal”.

"Dificuldade burocráticas e incertezas científicas abundarão até que a nossa visão se concretize", reconhece Nicolelis em seu artigo na Scientific American. "Mas eu não posso deixar de imaginar como será a breve e histórica caminhada até um campo verde para 3 bilhões de pessoas testemunharem um paralítico brasileiro se levantar, andar de novo com sua própria vontade e por fim chutar a bola para um gol inesquecível para a ciência, na terra que aperfeiçoou esse belo jogo", encerra.

Fonte: TERRA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Conheça os sete pecados de quem vacila com a segurança na internet

O uso da internet exige cuidados. O mau uso da rede pode causar apenas uma pequena dor de cabeça (como receber toneladas de e-mails de spam) ou arruinar, literalmente, a vida de uma pessoa (caso das mancadas em redes sociais). Saiba quais os principais “pecados” de quem vacila com a segurança no mundo virtual.
 Deixar a conta de e-mail e de redes sociais logadas no computador
Prato cheio para a zoeira entre amigos, a mania de não efetuar logoff em redes sociais pode comprometer (ao menos temporariamente) seu perfil no Facebook, por exemplo. Vez ou outra é possível verificar mensagens bem estranhas na página de pessoas de quem não esperaria essas postagens. O mais comum é que os amigos postem algo referente à orientação sexual da pessoa ou compartilhem fotos indecentes.
Com e-mail, a situação pode ser mais séria, pois é comum que haja informações importantes nas caixas de mensagens. Já imaginou alguém encaminhando para todas as pessoas da sua lista um cupom de desconto para motel? Ou mesmo alguma revelação bombástica (falsa) só para “brincar” com o colega?
Esquecer senhas
Se antes da popularização da internet o número de senhas era condicionado apenas à quantidade de cartões de banco, agora o usuário da rede tem de fazer malabarismo para lembrar-se da combinação de letras e números. Colocar só a data do aniversário não é recomendável, pois vai ser a primeira tentativa de descoberta de alguém mal-intencionado. A senha tem de ser complexa, porém fácil de lembrar. Neste link você encontra dicas que podem ajudar a criar senhas fortes e recordá-las.
Cadastrar e-mail em tudo quanto é canto
O internauta deve tomar cuidado com os cadastros que faz (tanto na internet como em cadastros físicos). Quanto maior o número de mensagens de promoção alguém recebe, outros e-mails (de pessoas) importantes podem passar despercebidos.  Além da alta quantidade de mensagens, há ainda o risco de receber e-mails com conteúdo malicioso.
Uma dica útil para quem gosta de receber e-mails de promoção é ter uma conta apenas para este fim, enquanto usa outra para assuntos pessoais e importantes (como envio de currículos, comprovantes de pagamento, etc).
Deixar a rede Wi-Fi aberta
O advento de dispositivos portáteis (smartphones, tablets e notebooks) fez com que muita gente comprasse um roteador para compartilhar internet banda larga. Mas por falta de informação (ou simplesmente preguiça), várias pessoas não colocam uma senha para dar acesso à rede.
Ao estabelecer uma combinação de letras e números nesses aparelhos, geralmente, o usuário também ativa algum tipo de criptografia, o que impede (ou dificulta) cibercriminosos de monitorarem o que está sendo visto pelos computadores daquela rede. Neste link há mais dicas de segurança para blindar uma rede sem fio.
Clicar loucamente em tudo que aparecer
Apesar de parecer genérico, o pecado em questão tem relação com o comportamento do usuário na rede. Uma das práticas comuns de infecção de vírus é por meio links de spam maliciosos ou anexos em e-mails enviados.
O clique não acontece à toa, pois o cibercriminoso aguça a curiosidade do internauta com algum assunto supostamente bombástico (“veja fotos de fulana nua” ou “caiu na net o barraco de casal famoso”). Nunca é demais recomendar que, em e-mails, deve-se apenas abrir mensagens de pessoas confiáveis e tomar cuidado com mensagens de instituições financeiras (raramente, os bancos enviam e-mails para os clientes, a não ser que a pessoa solicite).
Não pensar antes de postar em redes sociais
Postar em redes sociais sem antes considerar as consequências é um erro comum. As pessoas acabam esquecendo que esse tipo de serviço é público e o conteúdo postado lá pode chatear alguém próximo ou provocar uma demissão (ou pior: influenciar uma não contratação).
Caso o usuário queira muito compartilhar determinados conteúdos com amigos, é possível no Facebook criar grupos fechados. Entre amigos, pelo menos, as chances são menores de que ocorra algo de errado.
 Não atualizar software
A tarefa de atualizar os programas do computador pode ser chata, mas trata-se de um mal necessário.  No início do ano, por exemplo, havia uma falha no plugin do java (linguagem usada em quase toda a internet) que permitia a instalação de vírus apenas ao entrar numa página. Alguns dias depois, a companhia responsável apresentou uma atualização de software que resolvia o o problema as empresas fazem sua parte, você também deve fazer a sua.
uol.com

Sisu convoca candidatos em lista de espera a partir desta segunda-feira

Os candidatos que se inscreveram para a lista de espera na primeira opção de curso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem ser convocados pelas instituições de ensino a partir desta segunda-feira (18). O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, no site do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 61 61 61.
Os selecionados deverão verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula.
O prazo de inscrição para a lista de espera terminou no dia 8. Dessa lista podiam participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção – mesmo tendo feito matrícula. Porém, cada candidato só pode disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
Critérios de desempate
Nesta edição, o Sisu reuniu 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior de 101 instituições públicas (federais ou estaduais). A seleção é feita entre os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. No total, 1.949.958 candidatos se inscreveram no Sisu.
De acordo com o edital, em caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos levou em conta os seguintes critérios:
- Maior nota obtida na redação;
- Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
- Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.
Lei de cotas
Esta é a primeira edição do Sisu a incorporar o sistema de cotas sociais e raciais estabelecido por lei sancionada em agosto de 2012.
No ato da inscrição, o candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência da qual quer participar. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.
A lei determina que, até 2016, 50% das vagas das instituições federais sejam para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE.
Em 2013, pelo menos 30% do total de vagas ofertadas pelas universidades serão preenchidas nestes critérios.
Fonte: G1

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Menino albino de 7 anos tem mão cortada para servir de amuleto

A criança está internada em um hospital na Tanzânia.

Criminosos em busca de albinos para fabricar amuletos cortaram a mão de um menino de sete anos na Tanzânia, indicaram as autoridades neste domingo (17).
"O menino foi atacado no sábado por três pessoas quando voltava caminhando para casa, com quatro colegas de escola", disse Apolinary Macheta, chefe do governo do distrito de Milepa, no sudoeste da Tanzânia.
O menino, Mwigulu Magessa, está internado em um hospital, acrescentou Macheta.
Poucos dias antes, homens armados com facões cortaram o braço de uma mulher albina, mãe de quatro crianças. A polícia disse no sábado (16) que prendeu cinco homens.
Na África, muitos albinos são assassinatos e esquartejados pela crença de que seus membros servem para fazer amuletos que trazem boa sorte e prosperidade e que chegam a ser vendidos por milhares de dólares.

PI é o terceiro no país em políticos assassinados; 3 mortes em 4 meses

A reportagem do Piauí TV 2º Edição deste sábado (16/02) revelou dados de uma revista, de publicação nacional, que aponta o Piauí como o 3º no país em número de políticos assassinados na última década. Foram quatro mortes registradas no estado, que perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
Nos últimos dias, o debate é em torno da morte do ex-vereador Emídio Reis. Morto após ser torturado em um matagal na região de Picos. Em outubro do ano passado, Francisco de Assis Pinto, o Titico, foi morto após uma briga, também na região de Picos. O vereador eleito do município de Fronteiras, Adail Souza, foi assassinado em circunstâncias parecidas em novembro de 2012.

Fonte: 180graus.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Javali faz sexo com veículo parado em estacionamento

O animal só conteve os impulsos ao ser atingido por tranquilizantes. 
Um javali salvagem encontrou o amor em um estacionamento na cidade de Taipei, em Taiwan. Animadinho, o animal passou quase duas horas tentando fazer sexo com o amado, um carro modelo Volvo 940. E só conteve os impulsos ao ser atingido por tranquilizantes.
O ritual de sedução protagonizado pelo javali atraiu a atenção de pessoas que passavam pelo local. O animal foi filmado e fotografado. Uma equipe de veterinários de um zoológico local foi chamada para intervir. Adormecido, o javali foi enviado para um abrigo de proteção aos animais, na cidade.
Segundo especialistas, é possível que o carro tenha transportado porcas fêmeas. E o cheiro dos animais teria deixado o javali animadinho. 




Fonte: EXTRA

ProUni: Estudante da segunda chamada tem até terça-feira,17

No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudos

Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) tem até a próxima terça-feira (19) para providenciar a matrícula nas instituições de ensino. Para garantir a bolsa, os estudantes devem entregar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.
No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudos. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos, de conclusão do ensino médio, entre outros.
Os candidatos não selecionados na segunda chamada podem pedir, nos próximos dias 24 e 25, a inclusão do nome na lista de espera do programa. A primeira convocação da lista de espera será divulgada no dia 28 de fevereiro.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos.
Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.

Valor gasto por aluno de escola pública pode cair.

Em 2013, o valor mínimo a ser investido em cada estudante da escola pública pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) está estimado em R$ 2.243,71. A quantia é 7,1% (R$ 147) superior à primeira estimativa do valor aluno-ano de 2012 (R$ 2.096) - investimento este que, no entanto, não se concretizou. Na prática, a quantia para cada estudante foi de ­­­R$­­­ 1.867,15 no ano passado, segundo a Portaria Interministerial nº 1.495, de 28 de dezembro, que redefiniu e divulgou os parâmetros praticados pelo Fundeb no exercício de 2012.
O motivo da queda foi a diferença entre a previsão de arrecadação de recursos do Fundeb calculada meses antes (R$ 114.333.417,60) e a real arrecadação do Fundo (R$ 102.602.115,10). Essa diferença entre a estimativa e a receita efetiva é de mais de R$ 11,7 milhões (10,26% menor do que o previsto), o que também influencia o pagamento do piso nacional do magistério. A receita do Fundeb provém das contribuições dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, somadas às complementações proporcionais da União - mínimo de 10% do valor depositado por estados e municípios.
E 2012 não foi o primeiro ano em que os números não se materializaram devido ao comportamento da arrecadação no período, ditado pelo ritmo da economia e por cortes de impostos. Em 2009, quando o total da receita estimada, em março, era de R$ 81.941.775,70, o valor acabou revisado para R$ 72.700.083,20 no segundo semestre - uma diferença de R$ 9.241.692,50 (11,27%). O valor mínimo aluno-ano no exercício de 2009 ficou em R$ 1.221,34 e não em R$ 1.350,09, como o previsto.
A queda também ocorreu em 2010, quando a receita efetiva foi de R$ 73.957.958.271,95, ou seja, R$ 9.137.709.346,53 (10,9%) menor do que a previsão, que era de R$ 83.095.667.618,48. O valor mínimo aluno-ano praticado, no entanto, foi apenas R$ 1,12 menor, ficando em R$ 1.414,85.
As portarias interministeriais publicadas no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostram que a previsão pode se concretizar, como aconteceu em 2011. Para o período, o Fundeb previa, em portaria do mês de abril, uma arrecadação total de R$ 95.982.984,60 e um valor mínimo aluno-ano de R$ 1.729,33. Em novembro daquele ano, a portaria que revisou os recursos mostrava a mesma receita e um valor aluno-ano apenas cinco centavos mais baixo (R$ 1.729,28).

INSS muda regra de perícias médicas para benefícios por invalidez

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que houve mudança nas regras de agendamento de perícias médicas na concessão de benefícios por incapacidade (auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez). As alterações constam na instrução normativa 64, publicada no "Diário Oficial da União".
Segundo o INSS, a instrução normativa estabelece que o segurado somente poderá realizar novo requerimento de benefício por incapacidade após 30 dias, contados da data da realização do exame inicial anterior (DRE) ou da Data da Cessação do Benefício (DCB) ou da Data da Cessação Administrativa (DCA) - conforme cada caso.

De acordo com o INSS, a mudança aconteceu porque os segurados que haviam passado pela primeira perícia, mas não tinham o benefício concedido, agendavam nova perícia em outras agências da Previdência Social.

Segundo levantamento do governo, 23% da demanda de perícia inicial corresponde a agendamentos realizados pela segunda, terceira ou quarta vez pela mesma pessoa. "O objetivo é ampliar o atendimento aos segurados que ainda não passaram pela perícia médica inicial", explicou o INSS.

No caso de cessação prevista para o benefício (DCB), o segurado deve ser orientado da possibilidade de requerer, conforme o caso, Pedido de Prorrogação (PP), Pedido de Reconsideração (PR) e Pedido de Recurso à Junta de Recursos do Conselho de Recursos Previdência Social, acrescentou o governo federal.

Outra alteração feita, segundo o governo, é a possibilidade de o Pedido de Reconsideração (PR) ser realizado por qualquer perito médico, inclusive o mesmo perito médico que realizou a avaliação anterior - o que não era possível pelas regras anteriores.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

R$ 870 mil foram liberados para carnavais em todo o Piauí


A Fundação Cultural do Piauí liberou recursos para o pagamento de bandas nos principais carnavais do Piauí. Não se sabe se as bandas vão seguir a determinação da lei estadual que proíbe o uso de recursos públicos para pagar bandas que cantam músicas ‘eróticas’.
Bandas como Nairê, Pilera, Axé Pop, Chicabana e muitas outras terão seus pagamentos através de recursos públicos.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Google Glass não terá fone de ouvido; tecnologia transmite som pelo ossos


O Google Glass está a poucos passos de chegar às lojas. A gigante das buscas registrou o produto no FCC, órgão norte-americano responsável pela emissão de certificados para as vendas no país, nesta semana. O documento, de domínio público, revela também detalhes interessantes sobre o gadget, como o uso de uma tecnologia de áudio que reverbera o som pelos ossos da face, e não pelo ouvido.


Conhecida como “bone-conducting speakers” (algo como “falantes conduzidos pelos ossos”), a tecnologia reproduz o conteúdo de áudio (música, ligações, notificações,...) sem a necessidade de fones de ouvido. Toda a vibração do som é refletida em seus ossos, e só você o escutará. O princípio é o mesmo da condução de som que fez com que o fone AfterShokz ganhasse o prêmio de grande inovação da feira de eletrônicos CES 2013, realizada em janeiro.
O documento da FCC descreve o Google Glass como um produto cujo principal atrativo é a realidade aumentada e destaca que ele usará uma placa de Wi-Fi da Broadcom, 2.4GHz 802.11 b/g, e Bluetooth 4.0 "Low Energy".
O registro vem em um tempo perfeito para o calendário do Google, que prevê a entrega da versão para desenvolvedores ainda neste ano. No entanto, ainda há muitos detalhes a serem revelados. O Google pediu ao FCC mais 180 dias de sigilo para algumas de suas especificações principais, como fotos externas, fotos internas e o manual do produto.
O Google Glass Explorer Edition, que entrou em pré-venda por US$ 1,5 mil (R$ 3 mil) em junho do ano passado, é apenas a primeira versão de testes a qual o público terá acesso (na verdade, apenas desenvolvedores). O modelo final só está previsto para 2014.