quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ESPECIALISTAS REVELAM "OS 7 PECADOS CAPITAIS DA REDAÇÃO" - CONFIRA!!


Para não ter a redação desclassificada, o candidato deve ficar atento aos aspectos formais. “A análise é técnica. É avaliada na correção a capacidade do candidato de se comunicar por escrito, de forma clara, sem tentar enganar a banca”, diz Paulo Del Bianco, coordenador da correção da Vunesp, que organiza o processo seletivo da Unesp. Professor da universidade, Rogério Chociay publicou um livro em que analisa as dissertações de vestibulares antigos da Unesp. Ele apresenta, e comenta, bons e péssimos exemplos de textos. “Algumas redações eu chamo de ‘camicase’. São praticamente um voo para a morte, para a anulação. Tem gente que escreve poesia, faz até desenho".
OBS.: Abaixo, redações selecionadas por Rogério Chociay que demonstram problemas graves na composição da redação. Para ampliá-las, clique nas imagens.
link 1 Letra
O candidato não precisa ter letra bonita, mas deve garantir que o corretor consiga ler seu texto. Leia (abaixo) a redação indecifrável do vestibular daUnesp de 2000. “Uma letra garranchuda e ilegível revela incapacidade de comunicar uma mensagem”, afirma Rogério Chociay.
link2 Tamanho
A redação deve ter um tamanho adequado, em geral entre 22 e 30 linhas. Um texto como este revela a incapacidade do candidato de desenvolver o tema. Mas ele também não deve ser muito grande. Tamanho excessivo pode revelar dificuldade para concluir ideias. E nada de enganar os corretores com letra grande ou margens falsas, para dar a impressão de um texto mais longo.
link3 ‘Lúdicas’Nenhuma banca de vestibular leva em conta produções que não sejam textos. Mostra de ingenuidade ou ousadia, redações “lúdicas” são anuladas de imediato por fuga do gênero. Abaixo, uma clássica redação camicase, nota zero.
link4 Fuga do tema
Nunca se deve fugir do tema proposto. “O vestibulando deve mostrar que apreendeu a questão em debate”, diz o professor Francisco Platão Savioli, daUSP e do Anglo. O exemplo abaixo, do vestibular da Unesp, é uma coletânea de frases absurdas.
link5 Fuga do gênero
Com exceção da Unicamp, em que a redação também pode ser uma carta ou narração, os grandes vestibulares pedem textos dissertativos. Não escreva textos que fujam ao que foi pedido, nem desenvolva ideias “criativas”, como feito na "redação" abaixo.
link6 Sem argumentação
O candidato do exemplo abaixo fugiu totalmente ao padrão, fez um jogo de palavras e finalizou com duas perguntas retóricas. O corretor tem um sério motivo para desconsiderar um texto em que não há argumentação. “Na redação você tem que desenvolver um raciocínio, não pode ficar dizendo sempre a mesma coisa”, diz Maria Thereza Fraga Rocco, da Fuvest.
link7 Poesia
“Não escreva nada além de prosa. Se você é um excelente poeta, ótimo. Mas não em dia de redação”, recomenda a professora de Português do Etapa Célia Passoni. Alé de escrever em verso, o candidato deixou um recado para o corretor.
linkA boa
A redação abaixo, de 1999, foi destacada no livro do professor Rogério Chociay como um bom exemplo. Ela apresenta coerência, usa a norma culta da língua e traz argumentos consistentes a favor de uma posição. “Não precisa ser original, mas dar uma proposta sustentável”, diz Francisco Platão.

Fonte: Estadão

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Enem 2012 exigirá Novo Acordo Ortográfico?


O novo acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da mesma no cenário internacional. Lindo, não é?
Mas a poucos dias do Enem 2012, percebemos que essa nova ortografia vem, na verdade, causando ansiedade numa boa parcela dos quase 6 milhões de inscritos no exame. A quantidade de emails referente ao assunto é enorme. E na grande maioria, a seguinte pergunta:

“Afinal, minha redação deve estar em concordância com o Novo Acordo Ortográfico”?
Para a felicidade de todos aqueles candidatos que ainda não se atualizaram das mudanças, o período de adaptação se estende até 31 de dezembro de 20012. Segue o link do decreto que promulga o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa:
Aos desatualizados, vale destacar o seguinte trecho:
Parágrafo único.  A implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1o de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida.
Ou seja, se você ainda não está por dentro das mudanças, pode ficar tranquilo. O Enem 2012 ainda não exigirá dos estudantes conhecimento do Novo Acordo Ortográfico.

Fonte: INFOENEM

15 possíveis temas para a redação do Enem 2012


Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, além do tradicional conteúdo disciplinar, os estudantes devem se atualizar dos principais acontecimentos no Brasil e no mundo para não serem pegos de calça curta na prova.
Seja pensando no tema da redação, ou mesmo nas questões, diversos assuntos merecem destaque. 


Segue a lista:
1)      Conferência do Rio+20: A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro. Tal conferência teve como principal objetivo discutir a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável mundial. Esse assunto certamente é uma das maiores apostas de diversos professores para o tema central do Enem 2012.
2)      Novo Código Florestal:  Proposta para reformular o Código florestal Brasileiro de 1965. Tal lei define a Amazônia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais e os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa. Que tal procurar saber o que são as APPs, certamente o principal ponto de discórdia entre os ruralistas e ambientalistas?
3)      Construção da Usina de Belo Monte: A polêmica em torno da construção da usina de Belo Monte na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. Vale a pena pesquisar o por quê de tanta discórdia.
4)      Bullying e cyberbullying: Agressões físicas, verbais e via internet entre jovens é um assunto que envolveria tecnologia e problema social. Tema que está em alta e que é um prato cheio para qualquer examinador.
5)       Economia verde: O desenvolvimento sustentável, embora não tão atual, ainda não pode ser desprezado.
6)      Comissão da verdade: Comissão aprovada pela presidenta Dilma que visa investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 no Brasil, por agentes do estado. Uma ótima “brecha” para questões de história, principalmente referente ao período militar.
7)      Julgamento do mensalão: Assunto muito quente. Entretanto, achamos difícil o Inep levantar tal assunto, por motivos políticos. Mas lembre-se que temos USP, Unicamp, Unesp etc…
8)      Grandes eventos esportivos no Brasil: Será que vale a pena o Brasil investir na copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 ao invés de aplicar todo o montante em educação e saúde?
9)      Crise financeira europeia: A zona do Euro vive sua pior crise. A Espanha, por exemplo, atingiu níveis altíssimos de desemprego. É bom entender o que está acontecendo por lá e os possíveis reflexos para o nosso país.
10)   Primavera Árabe: Série de manifestações e conflitos nos países muçulmanos que vem ocorrendo desde 2011. Assunto perfeito para questões de geografia.
11)   Descriminalização das drogas: Assunto polêmico e que voltou a ser amplamente discutido.
12)   Cotas nas universidades: Assim como o item anterior, polêmico e muito badalado. Além disso, de enorme interesse para aqueles que estão realizando o exame. Afinal, você é contra ou a favor das cotas nas universidades?
13)   Centenário de Jorge Amado: Um dos autores mais lidos do Brasil, Jorge Amado completaria 100 anos no dia 10 de agosto de 2012. Você conhece suas principais obras?
14)   Guerra das Malvinas:  Após 30 anos da guerra entre Argentina e Reino Unido pela soberania das ilhas Malvinas, a presidenta Cristina Kirchner decidiu questionar novamente tal soberania, reacendendo a tensão internacional.
15)   Homossexualidade e homofobia: Você se lembra do Kit anti-homofobia distribuído no ano passado pelo MEC? O Ministério da Educação já deixou bem claro que não tem medo de mexer nesse assunto…

Atualize-se! Afinal, escrever um texto no qual você já está inteirado lhe trará, certamente, muita vantagem. Boa leitura!

Fonte: INFOENEM

Governador solicita liberação do curso de Medicina em Picos


O MEC fará um relatório de avaliação das condições do campus


Durante encontro com o ministro da Educação, Aluizio Mercadante, na tarde dessa segunda-feira (29), em Brasília, o governador Wilson Martins reafirmou a solicitação feita pelo Governo do Estado, que visa à expansão dos cursos de Medicina no Piauí, em especial para o campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no município de Picos.
Na oportunidade, Martins apresentou toda a documentação necessária para a liberação da graduação, reforçando as ações do Governo do Estado em prol do fortalecimento dos polos universitários, bem como da expansão da qualidade de vida da população. “Temos um polo (Campus de Picos) todo equipado, com laboratórios modernos e toda a estrutura necessária para abrigar um curso de Medicina, o que vai implicar em um maior desenvolvimento daquela região”, defende o governador.
Mercadante sinalizou positivamente quanto ao pedido do governador, comprometendo-se a analisar toda a documentação entregue, além de enviar técnicos do Ministério da Educação para elaborar um relatório sobre as condições estruturais do campus. “A região Nordeste é uma das que tem a menor quantidade de médicos por habitante, fazendo-se necessária a expansão dos cursos de Medicina nos estados que compõem esta região”, ressalta o ministro da Educação.

Quadrilha sequestra 14 pessoas e obriga gerente de banco a sacar dinheiro


A quadrilha utilizou o gerente para roubar o dinheiro da agência em que trabalhava, além de sequestrar membros de sua família
Foto: reprodução



O gerente do Banco do Brasil de Paraipaba, a 93 quilômetros de Fortaleza, e mais 14 pessoas foram sequestradas na madrugada desta segunda-feira (29). De acordo com a delegada de Paraipaba, Yasmin Ximenes, a quadrilha utilizou o gerente para roubar o dinheiro da agência em que trabalhava, cometendo crime de extorsão mediante sequestro.
O crime aconteceu na casa do gerente Cristiano da Cruz, 51 anos. Segundo a delegada, ele se preparava para sair de casa, quando a esposa, ao portão, foi surpreendida pelos criminosos. O bando levou sete membros da família como refém.
Na saída, a quadrilha percebeu que os vizinhos tinham testemunhado o crime e levaram também sete pessoas da vizinhança de refém, totalizando 14 vítimas de sequestro. Ainda de acordo com Ximenes, um dos bandidos seguiu no carro do gerente para agência bancária, com o objetivo de que Cristiano da Cruz sacasse o dinheiro do cofre. Ao deixar o gerente na agência, o criminoso ficou esperando pelo dinheiro no município de Trairi.
Ao chegar no banco, o vigilante desconfiou do nervosismo do gerente, que passou mal, chegando a desmaiar, quando foi abrir o cofre. Nesse momento, o vigilante acionou a polícia. Um comparsa do bando, que vigiava o procedimento do saque, percebeu que a ação havia sido frustrada e comunicou aos outro parceiros para que liberasse os sequestrados. As vítimas foram deixadas em Pacajus.
De acordo com a delegada, ninguém foi preso. Além disso, ela disse que a quadrilha acreditava que, por ser final do mês, a agência teria cerca de um milhão de reais. Porém, o valor que constava no cofre era de aproximadamente cem mil reais.
A agência permanece fechada nesta segunda, inclusive a área de auto atendimento. Já o gerente do banco foi hospitalizado e já recebeu alta. A delegada afirmou que ele está sob escolta policial sem prazo determinado.
Ataque a banco
Um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) mostra que cem ataques a bancos já foram registrados no estado somente até outubro de 2012.

Fonte: jangadeiroonline.com.br

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Concurso Banco do Brasil, inscrições até 5 de novembro em 15 estados de quatro regiões.Veja


O Banco do Brasil abriu concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas (parte do estado), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte do estado) e Sergipe. O salário é de R$ 1.892,00 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. O provimento das vagas está sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades do Banco do Brasil.
O candidato deve ter ensino médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
De acordo com o edital, ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções externas 2011/001, 2011/002 e 2011/003 até o término de suas vigências (04/03/2013, 29/04/2013 e 28/09/2013, respectivamente).
Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br das 10h do dia 19 de outubro às 14h do dia 5 de novembro, e nos postos credenciados pela Fundação Carlos Chagas, constantes do Anexo III do edital. Os postos de inscrição estarão em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 40.
Ao se inscrever o candidato deverá indicar no formulário de inscrição o código da opção de macrorregião/microrregião de classificação para a qual pretende concorrer e a cidade de realização da prova, conforme tabela constante do anexo I do edital.
As atividades do escriturário são comercialização de produtos e serviços do Banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.
O candidato será classificado por macrorregião e por microrregião, de acordo com a sua opção no ato da inscrição. O candidato classificado será convocado, em função das necessidades do banco, a assinar contrato individual de trabalho com o banco, que se regerá pelos preceitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O candidato poderá ser convocado, uma única vez, para microrregião diferente daquela em que se inscreveu desde que exista vaga e não haja candidato classificado para preenchê-la. Nesse caso, o Banco do Brasil utilizará a ordem de classificação da macrorregião. Se o candidato não aceitar tomar posse na dependência fora da microrregião em que se inscreveu, será excluído da classificação por macrorregião, mantendo, porém, a classificação na microrregião em que se inscreveu.
A seleção terá provas objetivas e prova discursiva-redação. Os procedimentos pré-admissionais, exames médicos e complementares serão de competência do Banco do Brasil.
A aplicação das provas objetivas e da prova discursiva-redação está prevista para o dia 13 de janeiro de 2013, no período matutino, e serão realizadas nas cidades indicadas no anexo I do edital.
A prova de conhecimentos básicos terá português, raciocínio lógico-matemático e atualidades do mercado financeiro. A prova de conhecimentos específicos terá cultura organizacional, técnicas de vendas, atendimento (focado em vendas), domínio produtivo da informática e conhecimentos bancários.
Fonte: Com informações do G1

Donwload VLC Media Player


O player famoso por tocar absolutamente tudo agora é compatível com formatos HD e possui suporte à aceleração gráfica.

O VLC Media Player é um player multimídia de código aberto e muito poderoso. Ele possui compatibilidade para os principais formatos de áudio e vídeo utilizados atualmente, permitindo que você usufrua de todo tipo de conteúdo.
O programa também lê DVDs, VCDs, vários protocolos de transmissão (streaming) e, a partir desta versão, discos Blu-ray. Com uma interface simples e funcionalidade descomplicada, este software conquistou milhões usuários.


Player completo


O VLC Media Player é conhecido como o player que “toca tudo”. E isso não é por acaso, pois ele conta com recursos que permitem, em alguns casos, executar até mesmo arquivos corrompidos. O fato de possuir código aberto é outra vantagem deste programa, pois resulta em constantes desenvolvimentos.

Na onda da alta definição, um player desse porte não poderia ficar para trás. O VLC Media Player já conta com compatibilidade com o formato WebM – uma extensão gratuita para os vídeos em HD com ótimo suporte para streaming e páginas baseadas no HTML5.


O suporte para aceleração gráfica por meio dos componentes de hardware é mais um destaque do aplicativo, permitindo que vídeos em alta definição sejam executados de maneira mais fluída. Além disso, o VLC Media Player oferece acesso a diversos canais da web (assim você pode assistir a programas de TV e ouvir músicas sem precisar baixar nada).

As novidades da próxima geração


As novidades apresentadas por esta versão experimental do VLC Media Player ficaram restritas a reformulações internas do programa. Ele passou a ter compatibilidade com a tecnologia FFmpeg (criando mais opções de codificação de arquivos), novas extensões (WMV, WMVP e WVP2) e softwares de renderização gráfica 3D (como DirectX e OpenGL).

A segunda geração do player também conta com suporte para discos Blu-ray, a mídia que começa a se tornar uma tendência e a dominar mercados por todo o mundo. O aplicativo ainda tem portabilidade para Android, iOS e Windows com 64-bits.


No que concerne sua parte visual, pouca coisa mudou – pelo menos por enquanto. A interface é praticamente a mesma da versão anterior, exceto pela leve mudança de posição do botão “Exibir lista de reprodução”.

Compatibilidade de vídeo


Decodificadores: MPEG-1/2, DIVX (1/2/3), MPEG-4, DivX 5, XviD, 3ivX D4, H.264, Sorenson 1/3 (Quicktime), DV, Cinepak, Theora (alpha 3), H.263 / H.263i, MJPEG (A/B), WMV 1/2, WMV 3 / WMV-9 / VC-1 4/5, Indeo Video v3 (IV32) e WebM.

Legendas: DVD 6, SVCD / CVD, DVB, OGM, Matroska, arquivos de texto (MicroDVD, SubRIP, SubViewer, SSA1-5, SAMI, Vplayer) e Vobsub.

Filtros: Desinterlaçador (Deinterlace), Cortador (Cropping), Image wall, Ajuste de imagem (Image adjust), Rotacionar/Espelhar (Rotate/Mirror), Acréscimo de Logos (Logo overlay), Ampliação (Magnification), Distorção da Imagem (Image distortion), Bluescreen e fontes RSS/Atom.

Saídas: DirectX Nativo(Native), GDI, SDL e Arte em ASCII (ASCII Art).

Minha Nota: 10 Realmente uns dos melhores, instalo em todos os Pcs que mexo.

Fonte: baixaki.com.br



Veja dicas para a prova de redação do Enem


A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai exigir do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.

A redação será feita no dia 4 de novembro, o segundo dia do Enem, junto com as provas de linguagens e matemática.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.

O G1 ouviu os professores de redação e português do site Descomplica, Rafael Cunha, e Miguel Veloso de Araújo, do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar dicas aos candidatos. Confira:

Aumenta as chances de uma boa nota:
- Cumprir as cinco competências exigidas pelo MEC (veja abaixo);
- Ler com bastante atenção o tema proposto e as orientações;
- Fundamentar opinião com explicações e argumentos;
- Marcar as palavras ou fragmentos que indicam o posicionamento dos autores nos textos motivadores e refletir;
- Estar por dentro das atualidades;
- Prestar atenção na pontuação que também é avaliada.

Dá nota zero:

- Fugir do tema;
- Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;
- Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;
- Usar palavrões ou desenhos;
- Desrespeitar os direitos humanos.

Outras dicas:

- Capriche na letra, se ela não estiver legível, a correção fica comprometida;
- O uso do lápis não é permitido, nem mesmo na redação;
- Apesar do título ser facultativo e não contar pontos, se for bem feito pode ajudar a causar um bom impacto junto aos avaliadores;
- Não tente enganar a banca e aumentar a letra ou o espaçamento entre as palavras para ganhar mais linhas no texto.

As competências
No ano passado, os candidatos tiveram de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público o privado”. O MEC divulgou no Guia do Participante algumas redações que tiveram a nota máxima, 1.000, pois cumpriram as exigências relativas às cinco competências. São elas:
1ª competência
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
2ª competência
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
3ª competência
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
4ª competência
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
5ª competência
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Fonte: Inep/MEC

Mudanças na correção

A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

Fonte: G1

Veja dicas e ganhe confiança para o ENEM nos dias 3 e 4/11.


Abriram-se as inscrições, as provas já estão datadas para os dias 3 e 4 de novembro... parece que tudo vai se ajustando para o evento amplamente esperado por um grande número de estudantes. Contudo, um detalhe parece emergir de forma relevante: você, você mesmo(a), sente-se preparado(a) para enfrentar o desafio do ano?
Pois bem, antes de começarmos nossa discussão acerca de assuntos pertinentes, atente-se para o fato de que algumas mudanças se operaram, sobretudo em se tratando dos critérios para a correção da tão temida produção textual, a redação para sermos mais claros. Acerca destas mudanças, não deixe de se informar, bastando apenas acessar o texto “Critérios de correção das redações do Enem”.
De uma forma bastante específica, a ênfase será remetida à redação, que, como você sabe, representa um dos requisitos de peso considerável. Ainda que essa parte continue deixando muita gente de “cabelo em pé”, nosso propósito é fazer com que você se livre de vez por todas desse estigma e passe a concebê-la como algo natural, pois é um processo pelo qual terá de passar ao longo de sua jornada vida afora.
Como se trata de uma modalidade dissertativa-argumentativa, é bom que saiba o porquê de tal ocorrência. Assim, quando se pede um texto dessa natureza, o que a banca deseja avaliar é justamente sua capacidade de se posicionar frente a questões que envolvem a realidade que o(a) cerca, haja vista que os temas abordados são sempre polêmicos. Daí a importância de se manter mais do que nunca bem informado(a) sobre os assuntos considerados em “alta”, principalmente aqueles divulgados pela mídia. Mas, como proceder?
Saiba que uma das formas mais viáveis de nos mantermos por dentro do que ocorre não só aqui no Brasil, mas também no mundo lá fora de uma maneira geral, é desenvolvermos a prática da leitura, o hábito de assistirmos a jornais, lermos revistas de grande circulação, analisarmos os editoriais, conversarmos com pessoas dotadas de uma cultura mais ampla que a nossa, enfim, muitas são as providências que devemos tomar rumo à conquista de determinadas habilidades que, com certeza, farão toda a diferença nesse grande momento.
Nesse sentido, cabe ressaltarmos acerca de uma diversidade de critérios que, diga-se de passagem, pré-definidos, cujo objetivo é avaliar algumas competências, das quais deve, necessariamente, dispor. Assim, a nota para cada uma delas poderá variar de 0 a 200 pontos. Critérios esses que, caso você se empenhe no sentido de conquistar as habilidades necessárias, não serão nenhum contratempo, pois irá “tirar de letra” e obter um excelente resultado, garantindo assim a sua tão sonhada vaga nesta ou naquela universidade... já pensou?
De forma a conferi-los um pouco mais de perto, não deixe de acessar o texto “Competências avaliadas na redação do Enem 2012”.

Fonte: vestibularbrasilescola

Nova técnica evita amputações em diabéticos.


Uma técnica experimental que utiliza a fototerapia para tratar pés diabéticos tem se mostrado eficaz para evitar amputações. Cerca de 90 pacientes já passaram pelo tratamento no Hospital de Ensino Anchieta, em São Bernardo do Campo. A iniciativa é resultado de um projeto do médico João Paulo Tardivo, autor da técnica, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC.
Tardivo, que já desenvolvia trabalhos com fototerapia, teve a ideia de aplicá-la em diabéticos ao atender pacientes que não tinham alternativa além da amputação. Por apresentar uma diminuição da sensibilidade dos pés por causa da neuropatia periférica, o diabético não sente dor e, portanto, não percebe quando o membro inferior sofre lesões. Além disso, a deficiência circulatória e a baixa imunidade associadas à doença fazem com que o ferimento não se cure naturalmente.
Dos 18 pacientes atendidos por Tardivo que já apresentavam osteomielite - quando a infecção atinge os ossos e existe a indicação de amputação - 17 puderam manter o membro. Nesses casos, o antibiótico não é eficaz, pois não chega às bactérias instaladas nos ossos.
No tratamento em teste, a luz tem o papel de provocar uma reação fotoquímica com o oxigênio presente nos micro-organismos, levando à produção de radicais livres, que destroem mesmo as bactéria resistentes.
Para chegar ao centro da infecção, Tardivo introduz um cabo de fibra ótica dentro da ferida. Para conduzir a luz ao interior das bactérias, é utilizada uma substância fotossensível: o azul de metileno.
Para começar a aplicar a técnica, o pesquisador submeteu à Faculdade de Medicina do ABC um projeto de criação do Centro de Tratamento do Pé Diabético no Hospital Anchieta. A proposta foi aceita pela faculdade. Ele já havia publicado um artigo na revista Photomedicine and Laser Surgery em 2009 sobre a experiência da utilização da fototerapia. Com o resultado positivo observado nos 90 pacientes já atendidos no centro, o objetivo é propor a exportação do método para o SUS.
Tardivo destaca a vantagem financeira da fototerapia em relação ao tratamento convencional. "É mais barato cuidar com esse método do que com cirurgia. Dessa forma, preserva-se a qualidade de vida e diminuem os custos."
Depois da instalação do centro, que ocupa uma sala do ambulatório, as enfermeiras começaram a se capacitar para aplicar a técnica. Hoje, pacientes com outras condições, como ferimento ortopédico ou úlcera por pressão, também começam a ser tratados com o princípio da fototerapia. "Quando o paciente diabético chega, muitas vezes já tem indicação para ser amputado porque já se investiram vários recursos. Veja a importância de se oferecer uma alternativa", ressalta.

Fonte: As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.